Uma micro-operação realizada pelo Comando Municipal do Cuando da Polícia Nacional de Angola resultou na apreensão de mais de 1000 litros de bebida artesanal, nos municípios do Rivungo e de Xipundo
A operação resultou também na apreensão de duas armas de fogo do tipo AKM, acompanhadas de dois carregadores, e uma do tipo G3, com dez munições. Estas armas foram encontradas na sequência de um patrulhamento no município do Xipundo.
No entanto, o combustível (140 litros) contrabandeado foi apreendido à margem do rio Cuando, no município do Rivungo. Os implicados nos crimes não foram identificados pela Polícia Nacional, que garante estar a fazer as diligências para a localização destes, que se encontram foragidos, e, a posterior, serão entregues ao Ministério Público.
Outrossim, a Polícia Nacional deu ainda a conhecer que, na província da Lunda-Norte, a Unidade Fiscal Aduaneira procedeu à apreensão de produtos por fraude, à luz de outra microoperação realizada naquela província pelos efectivos da mesma unidade.
A acção da Unidade Fiscal Aduaneira resultou na apreensão de 1.275 litros de bebida artesanal, vulgo “Txitxampa”, 1.300 litros de óleo de palma e a mesma quantidade de gasolina, estando as acções configuradas em crimes de contrabando de mercadorias proibidas e crime de fraude fiscal.
Foram nos postos fronteiriços de Nachiri, Furi-03, Txumo e Tchicolondo, nos municípios de Chitato, Cambulo e Canzar, onde a micro-operação foi realizada, resultando na consequente apreensão de três motorizadas de marca Kaweseki, de três rodas, utilizadas no transporte ilegal de combustível, além de uma viatura carregada com mercadorias diversas sem documentação fiscal.
“As mercadorias e os meios apreendidos serão encaminhados aos órgãos competentes para os devidos procedimentos legais”, lê-se na nota da Polícia Nacional.









