Cem bolsas de estudo, crédito estudantil facilitado destinado ao pagamento de propinas e seguro de propinas constituem os benefícios estratégicos que compõem o Pacote Estudante, incorporados no Cartão de Estudante Universitário – CEU, uma iniciativa fruto da parceria entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e o Banco de Comércio e Indústria.
Ao discursar na abertura do lançamento oficial da startup CEU, esta quarta-feira, 22, no auditório do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, no município de Talatona, em Luanda, o ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, disse que esta iniciativa surge para garantir a continuidade académica dos estudantes universitários.
O CEU, uma plataforma integrada idealizada e desenvolvida pela startup Ombala Invest com o apoio institucional do MESCTI, da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola e que conta com o financiamento do BCI, vai incorporar três funções principais que vão incidir directamente na vida dos estudantes.
Além de beneficiarem de um cartão de identidade estudantil com validade nacional, que legitima formalmente a condição de estudante universitário em todo o território nacional, os estudantes vão beneficiar também de um cartão de débito e descontos nas redes comerciais ligadas à rede.
”O cartão bancário vai permitir o acesso aos serviços financeiros essenciais e o cartão de descontos comerciais vai oferecer 50% de descontos em produtos e serviços prestados por empresas e parceiroas da rede CEU”, afirmou.
Em declarações à imprensa, à margem do encontro, o administrador executivo do BCI, Jardel Duarte, disse que a nível de financiamento o BCI disponibilizou até cerca de sete milhões de kwanzas, que vão servir para apoiar o estudante em pagamentos de propinas, alimentação e hospedagem a nível interno.
”Ele pode ter acesso directo se for trabalhador e estudante e se for apenas estudante precisará de um avalista, ou seja, alguém que possa assumir as suas responsabilidades”, esclareceu.
Para os estudantes terem acesso aos cartões da rede CEU devem dirigir-se aos balcões do banco BCI, acompanhados com o cartão de estudante e o bilhete de identidade e procederem à uma abertura de conta, que está isenta de custos financeiros.
Vale realçar que as bolsas são destinadas somente aos estudantes internos e em todas as universidades do país.
Um projecto de sensibilização para o combate à sinistralidade rodoviária está a ser desenvolvi do pela Universidade Rainha Njinga a...
Ler maisDetails