Dois serviços de internet foram inaugurados, nesta sexta-feira, 7, na Centralidade do Bucula, província do Bengo, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira
Trata-se da rede da Banda Larga e do site 242 Angola Online, ponto de acesso público e gratuito de internet, iniciativa da Angola Telecom.
De acordo com o ministro das Telecomunicações, Tecnologias e Comunicação Social, o Bengo é apenas o ponto de partida do grande projecto nacional, que é a Rede Nacional de Banda Larga. Ainda este ano, os serviços vão se estender em mais cinco províncias, das quais Cabinda, Namibe e Huila.
Segundo o ministro, é um processo evolutivo que vai abranger todo país, com vista a se atingir os objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), no que toca a transformação digital da sociedade.
O ministro Mário Oliveira anunciou, na ocasião, a entrada de cabo submarino, na próxima semana, um serviço de um consórcio internacional e cujo os cabos já chegaram em Angola.
De acordo com Mário Oliveira, trata-se do segundo cabo de África, mas mais robusto e cujo lançamento oficial será feito na África do Sul. O governante disse que para além deste, há um segundo, também de um consórcio internacional e o país espera ainda por um cabo submarino doméstico.
Do sonho a realidade
A governadora da província do Bengo, Maria Antonia Nelumba, em declarações a imprensa, disse que o momento de inauguração de Rede de Banda Larga é um sonho que se tornou realidade, pois foi um pedido que havia feito ao ministro e que prontamente atendeu, com os seus parceiros.
Maria Nelumba assegurou que o governo provincial vai continuar a trabalhar, para que além da Centralidade do Bucula, os serviços de internet cheguem a outros pontos, para servir de apoio ao desenvolvimento.
Durante a sua visita de trabalho na província do Bengo, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias e Comunicação Social, ofereceu três computadores a esquadra policial da Centralidade do Bucula.










