O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, deslocou-se, este sábado, 24, até à província de Icolo e Bengo, a fim de avaliar o grau de execução física de dois grandes projectos de abastecimento de água potável, que vai reforçar de uma forma significativa o abastecimento nas provincias de Icolo e Bengo e Luanda.
Trata-se do projecto de reabilitação do sistema de transferência de água do Polo Agrícola da Quiminha e do projecto de abastecimento de Água do Quilonga Grande.
De acordo com a análise feita no local, no projecto da Quiminha, actualmente, o reservatório de água encontra-se concluído, estando em curso a fase de instalação dos equipamentos electromecânicos, nomeadamente os sistemas de bombagem e demais componentes técnicos essenciais ao pleno funcionamento do sistema.
Com uma área de influência que abrange o perímetro irrigado da Quiminha, bem como fazendas e zonas residenciais adjacentes, a sua finalização está prevista para Março do ano em curso.
Está também prevista a instalação de 500 contadores pré-pagos destinados a consumidores de menor porte e igual número de contadores inteligentes pré-pagos para grandes clientes, reforçando a gestão eficiente, transparente e sustentável dos recursos hídricos.
Acompanhado pelo governador do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, pelo Secretário de Estado para as Águas, António Belsa da Costa e responsáveis do sector das águas, o ministro constatou que o projecto do Quilonga Grande conta com um nível de execução física na ordem dos 44%.
Este projecto foi concebido para assegurar o fornecimento de água potável aos municípios de Cacuaco, Viana, Mulenvos, em Luanda e Calumbo, Cabiri, Sequele, Bom Jesus e Catete, na província do Icolo e Bengo.
O projecto prevê o fornecimento de água potável em cerca de cinco milhões de habitantes, antevendo um incremento significativo da capacidade de produção de água tratada, na ordem dos 518 mil metros cúbicos de água por dia, contribuindo de forma decisiva para a melhoria da qualidade e da regularidade do serviço de abastecimento de água.
As autoridades moçambicanas suspenderam, hoje, por tempo indeterminado, a circulação de todo o tipo de viaturas, incluindo de transporte de...
Ler maisDetails









