O combate ao contrabando de combustíveis e a segurança das fronteiras nacionais continuarão a merecer uma atenção especial do Executivo, assegurou o ministro do Interior, Manuel Homem.
De acordo com o governante, que falava quarta-feira em reacção à mensagem sobre o Estado da Nação, o Titular do Poder Executivo, João Lourenço, referiu que as acções de enfrentamento policial permitiram a detenção de 98.304 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, envolvidos em diversas infrações ao longo da fronteira, com destaque para a imigração ilegal e o contrabando de combustíveis.
Manuel Homem disse, também, que para reforçar a capacidade de resposta nas zonas fronteiriças, o Executivo está a implementar medidas de melhoria das condições de trabalho dos efectivos destacados, incluindo a disponibilização de meios modernos e a construção de novos postos em Chissanda e Itanda, na Lunda-Norte.
No âmbito da segurança rodoviária, o ministro destacou a implementação de programas específicos de sensibilização e prevenção, recomendando ainda uma mobilização nacional para combater este mal que continua a apresentar números preocupantes.