As autoridades sanitárias do município do Lubango, capital da província da Huíla, iniciaram, nesta segunda-feira, uma campanha de vacinação contra o colo do útero, que vai decorrer em toda a província.
A abertura da actividade decorreu numa das escolas do ensino primário, com o objectivo de levar a informação ao público-alvo que são meninas de 9 anos de idade.
De acordo com as autoridades sanitárias do município do Lubango, a meta é atingir um total de 54.104 meninas e para o efeito já estão disponíveis igual número de doses de vacinas que serão nos diversos postos de vacinação distribuídos em todo o município.
Para o êxito da campanha de vacinação, a Direcção da Saúde no Lubango tem disponível cerca de 216 vacinadoras que vão trabalhar em alguns postos fixos e brigadas moveis, com vista a se alcançar os objectivos traçados. Os postos de vacinação serão instalados nos bairros mais populosos da capital huilana, com realce para os bairros Nambambe, Mitcha, Bula Matady, e Centralidade da Quilemba.
A directora municipal da saúde no Lubango, Ana Catihe, disse que ainda existem alguns pais e encarregados de educação que temem em levar as suas filhas para os centros de vacinação, por conta de certos pré-conceitos, por isso, apelou a estes para que mudem de atitude em virtude do bem da saúde dos seus educandos.
Por: João Katombela, na Huíla









