O município da Lúbia, na província do Bié, que celebrou ontem o primeiro ano desde a sua institucionalização, registou mais de 26 mil casos de malária e mais de 400 de sarampo, durante o ano transacto.
O levantamento dos dados foi feito nesta terça-feira, 27, durante o acto de comemoração, que contou com a presença da vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Alcida de Jesus Camateli Sandumbo.
Não obstante não se ter avançado sobre o número de vítimas mortais, porém, dado o índice elevado dos casos de malária anotados naquela região, a administração municipal entendeu como prioridade no primeiro aniversário o combate à doença, através da realização de feiras de saúde, distribuição de mosquiteiros e a melhoria do saneamento básico.
Como forma de incentivo ao combate, o sector da saúde naquela localidade ganhou duas máquinas de fumigação e quatro motorizadas, com objectivo de potencializar as equipas móveis especializadas nesta empreitada.
Na ocasião, a vice-governador apelou aos munícipes a ajudarem a administração local a cuidar melhor do meio ambiente para afastar todas as doenças.
Frisou que constitui interesse primordial do governo a garantia de que haja saúde para as pessoas, daí que, segundo a governante, o Executivo local tudo tem feito para manter as localidades cada vez mais limpas.









