Um efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC) foi condenado a um ano de prisão efectiva pelo crime de abuso no exercício de cargo, na província do Uíge, soube OPAÍS.
Trata-se do intendente de investigação criminal Aníbal José Zobo Mambimbi, que exercia as funções de chefe do Departamento de Investigação Criminal do município do Uíge.
O oficial foi detido e julgado sumariamente pelo Tribunal Militar da Região Norte, tendo sido condenado no passado dia 12 de Dezembro do corrente ano.
Segundo a instituição, a acção penal teve origem na libertação ilegal de dois cidadãos que se encontravam detidos nas celas do SIC, sem o cumprimento das formalidades legalmente exigidas, facto considerado de elevada gravidade pelas autoridades.
Na sequência do ocorrido, foi instaurado o respectivo processo-crime e encontra-se igualmente em curso um processo disciplinar, cujas sanções poderão ser severas, podendo culminar com a expulsão do efectivo das fileiras do SIC.
O Serviço de Investigação Criminal sublinha que a medida se enquadra na estratégia de “pureza interna” da instituição e reafirma o seu compromisso com uma actuação profissional, ética e exemplar dos seus efectivos, em estrito respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.









