O Governo Provincial de Luanda (GPL) concluiu a reabilitação e reposição do funcionamento dos semáforos instalados na Avenida 4 de Fevereiro (Marginal de Luanda) e nas vias adjacentes, num esforço que visa reforçar o Ordenamento do Trânsito na capital.
A intervenção, enquadrada no Programa de Ordenamento do Trânsito (POT), visa devolver a fluidez e segurança à circulação rodoviária, que se encontrava comprometida devido a actos de vandalismo.
De acordo com Edson Fernandes, chefe do Departamento de Tráfego e Mobilidade do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, a necessidade desta intervenção surgiu após actos de vandalismo terem danificado os cabos de alimentação eléctrica dos semáforos, tornando-os inoperantes e, consequentemente, afectando temporariamente a fluidez e a segurança da circulação rodoviária nestas importantes artérias da cidade.
As equipas técnicas do POT levaram a cabo uma intervenção abrangente que incluiu a substituição integral dos cabos eléctricos danificados, a verificação e calibração dos controladores eletrónicos, e a sincronização rigorosa dos tempos semafóricos.
Adicionalmente, foram reforçadas as caixas de protecção dos equipamentos, uma medida preventiva que visa aumentar a durabilidade, eficiência e segurança operacional do sistema perante eventuais novos actos de vandalismo.