O governador provincial da Huíla, Nuno Bernabé Dala, trabalha desde às primeiras horas desta terça-feira, 21, no mais novo município da província, que resultou da nova divisão política administrativa.
Nesta localidade, o governante inteirou-se das principais dificuldades que o município enfrenta nos domínios sociais e económicos, facto que trava o seu pleno desenvolvimento.
Neste âmbito, Nuno Mahapi Dala manteve um encontro com os membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social (CACS), da Administração, onde foram abordados diversos assuntos, com destaque para a falta de escolas de formação técnico-profissional, a insuficiência de professores e enfermeiros, bem como as péssimas condições em que se encontram as vias de acesso que ligam a sede municipal das demais localidades.
Durante o encontro, o titular provincial disse que está consciente das dificuldades apresentadas e prometeu soluções num futuro próximo para os demais problemas que afligem aquela população
Como primeiro passo para as soluções destes problemas, o governante deixou alguns meios de trabalho, com destaque para um kit de terraplanagem, uma ambulância, uma viatura para o Comando Municipal da Polícia Nacional e uma motorizada de três rodas a um camponês da localidade de Kandjole.
“Ngalangue uma das comunas que ascenderam à categoria de município no âmbito da nova divisão política administrativa. É um dos municípios que a par dos outros enfrenta diversas dificuldades, sobretudo no que toca as vias de comunicação, por isso entendemos que poderíamos adquirir meios para que o município tivesse uma brigada e pudesse resolver os problemas locais”, disse.
Recorde-se que a província da Huíla conta actualmente com 23 municípios, contrariamente os 14 existentes antes da divisão político administrativa.
Por: João Katombela, na Huíla