Uma comitiva de funcionários da Empresa Portuária do Lobito, em Benguela, participou, entre os dias 08 e 09 de Dezembro, na capital do país, de uma formação sobre Negociações Avançadas destinada a quadros do sector dos Transportes e Logística de Angola, cujo foco foi o reforço da capacitação dos técnicos com ferramentas modernas para a preparação, condução e avaliação de processos negociais complexos.
Dirigida por Luís Almeida Costa, especialista em estratégia e empreendedorismo e vice-presidente do Conselho da Nova School of Business and Economics, o seminário apresentou aos participantes uma perspectiva integrada sobre como estruturar negociações eficazes, combinando teoria, estudos de caso, exercícios práticos e discussões orientadas.
Sob a iniciativa da Founding Partner Eaglestone, segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, durante os dois dias de capacitação, foram explorados temas centrais como a construção de agendas negociáveis, a identificação de trade-offs eficientes, o papel das diferenças de expectativas e preferências entre as partes, e a importância de criar um ambiente colaborativo que favoreça soluções de benefício mútuo.
Ainda no decurso da formação, avança o documento, foi também introduzido o conceito de “rácio de eficiência”, considerado essencial para avaliar a qualidade das decisões negociais.
No último dia de seminário, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, parabenizou o formador afirmando que “o professor Luís Costa demonstrou elevada mestria na abordagem de negociações em cenários de incerteza, transmitindo competências que serão fundamentais para o desempenho estratégico do sector”.
De acordo com Celso Rosas, numa altura em que o mercado tem se tornado cada vez mais exigente, este tipo de capacitação é uma mais valia para os trabalhadores da instituição que dirige.
”Num mercado cada vez mais exigente, dominar técnicas de negociação avançada não é apenas uma vantagem — é uma necessidade. O Porto do Lobito continuará a investir na formação dos seus quadros para garantir decisões mais sólidas, eficientes e alinhadas com os padrões internacionais”, afirmou.
Os jornalistas angolanos estão desde as primeiras horas desta quarta-feira, em Luanda, a refletir sobre a liberdade de imprensa e...
Ler maisDetails









