A supervisora do programa de Nutrição a nível da província do Huambo, Cármen Mossovela Catumbela, informou, esta quarta-feira, que de Janeiro a Dezembro deste ano, a região registou quatrocentos e 76 mortes de crianças vítimas de desnutrição, contra as 286 anotadas no ano anterior.
De acordo com a responsável, citada no site da ANGOP, as mortes resultaram de um total de cinco mil e 596 casos diagnosticados, contra os quatro mil e 526 do ano de 2024.
Cármen Catumbela lamentou o facto de a causa das mortes estar associada, na maior parte dos casos, a outras doenças, nomeadamente a malária e o desmame precoce, esta última tida como a principal causa das mortes das crianças. Explicou que os municípios mais visados são o da Caála, Huambo e Londuimbali.
Como resposta, disse, as autoridades estão a intensificar as acções de sensibilização nas comunidades, sobretudo em xonas rurais, sobre a importância dos cuidados primários de saúde e da alimentação saudável, com recurso a produtos locais e diversos.









