O Consulado Geral de Angola em Paris promoveu, nos dias 25 e 26 de Outubro, uma missão consular itinerante na cidade de Lyon, com o objectivo de prestar assistência e serviços à comunidade angolana residente na região de Auvergne-Rhône-Alpes, estimada em mais de cinco mil cidadãos, soube OPAÍS.
De acordo com uma nota de imprensa deste consulado, a que OPAÍS teve acesso, a iniciativa foi prestigiada pela presença da embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola em França, Guilhermina Prata, que esteve acompanhada por altas individualidades do corpo diplomático angolano, incluindo a embaixadora junto da UNESCO, Maria Cândida Pereira Teixeira, e a cônsul-geral de Angola em Paris, Olga da Paixão Franco.
No seu discurso de abertura, a embaixadora Guilhermina Prata sublinhou a importância da iniciativa no quadro das celebrações do 50º aniversário da Independência Nacional, descrevendo o momento como uma oportunidade para reforçar os laços com a diáspora.
“Neste contexto de celebração e reflexão sobre o percurso da nação, torna-se imperativo que o corpo diplomático angolano esteja cada vez mais próximo da comunidade angolana residente no estrangeiro”, afirmou.
Por sua vez, a cônsul-geral, Olga da Paixão Franco, reiterou o carácter estratégico destas missões itinerantes como “instrumento fundamental de aproximação aos cidadãos”, garantindo que os serviços consulares cheguem directamente às comunidades e eliminando barreiras geográficas.









