O município do Chitembo ganhou ontem, quartafeira, o primeiro sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, com capacidade para mil e 700 ligações domiciliares.
A infra-estrutura, inaugurada pelo ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, foi construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a partir da captação do rio Cuchi. Tem capacidade de 225 metros cúbicos por hora.
Possui ainda um reservatório com capacidade de mil e 250 metros cúbicos, uma torre de água elevada com 150 metros cúbicos e uma rede de extensão de distribuição de 89 mil 624 quilómetros.
O sistema foi construído pela empresa SINOMACH e orçou 13 milhões 142 mil 480 dólares norteamericanos, num financiamento da linha de crédito da China e do Orçamento Geral do Estado (OGE).
O equipamento, inaugurado no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional, conta também com 469 ligações de quintal, 28 chafarizes de quatro bicas, incluindo sistema de drenagem e vedação, beneficiando 35 mil habitantes da sede do Chitembo.
Na ocasião, a governadora do Bié, Celeste Adolfo, enalteceu o empenho do Presidente da República, João Lourenço, em aprovar o financiamento da construção deste sistema, que configura o primeiro em 50 anos de Independência.
Por este motivo, apelou aos beneficiários locais a preservarem adequadamente o sistema, na medida em que constitui um marco histórico para o município, bem como permitirá servir as futuras gerações.
Já o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, afirmou que a entrada em funcionamento desta empreitada simboliza a prioridade que o Executivo angolano estabeleceu para este sector, de modo que haja qualidade de vida às famílias.









