O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) em Luanda caracterizou como calma a situação operativa registada neste primeiro dia do desfile infantil, apesar de algumas ocorrências atendidas ao longo do período festivo.
Segundo o porta-voz em exercício da corporação em Luanda, subinspector Pedro Nemambo, que falava ao Jornal OPAÍS no final do evento, por volta das 16h30, os operacionais efectuaram o salvamento de um menino de 10 anos de idade, do sexo masculino, vítima de eminência de afogamento na orla marítima do município da Samba, na zona costeira do Futungo ao Sul.
Atendimento pré-hospitalar
Segundo o responsável, no que diz respeito ao atendimento pré-Hospitalar, foram registados e assistidos 17 cidadãos, com idades compreendidas entre os 13 e os 48 anos, de ambos os sexos, apresentando diferentes patologias.
Entre os casos atendidos destacam-se oito casos de cefaleia, dois de malária, três de hipertensão, igual número para dispneia e um caso de hipoglicemia.
Na ocasião, reiterou que todos os pacientes receberam assistência no local, tendo sido estabilizados conforme os protocolos de emergência.
Pedro Nemambo reforçou o apelo aos pais e encarregados de educação para redobrarem a atenção às crianças durante as atividades festivas, a fim de evitar situações de desaparecimento.
Recomendou igualmente que os cidadãos que saem cedo de casa façam uma alimentação adequada, prevenindo casos de hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue), condição que pode provocar desmaios.









