Cento e setenta e cinco mil e 897 pessoas de seis municípios da província do Bié serão desparasitadas contra a Schistossomiase, na primeira fase da campanha de desparasitação, que encerra sexta-feira próxima.
No acto abertura, realizado esta segunda-feira, no município de Chipeta, o chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias, Isaías Sambunga Cambissa, frisou que a campanha visa imunizar a população e realiza-se pelo facto de o Bié ter registado um índice de prevalência da doença muito elevado.
Sem avançar o número de casos registados na província, informou que foram seleccionados os municípios de Camacupa, Umpulu, Chipeta, Cambandua, Chitembo e Mumbwé.
A selecção destes municípios, explicou, deve-se ao estudo efectuado nos últimos cinco anos, pelas autoridades sanitárias, onde se detectou maior incidência da doença nestas localidades.
Disse ainda que, para esta jornada, foram mobilizados 444 mil comprimidos praziquantel e 235 profissionais que irão trabalhar nas comunidades. Na ocasião, a representante do Programa Nacional das Doenças Tropicais Negligenciadas, Tânia Gourgel, salientou que a campanha tem como finalidade reduzir a prevalência do parasita no seio da população e a transmissão do mesmo, bem como proteger os grupos mais vulneráveis, mormente crianças, idosos e mulheres em idade fértil.
Por seu turno, o administrador adjunto do município de Chipeta, Estêvão Capenda, apelou às populações a aderirem à jornada de desparasitação, visando eliminar a doença no seio das comunidades.