A Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD), entidade gestora da Zona Franca da Barra do Dande, e a ENERLINE formalizaram, na última sexta-feira, um Memorando de Entendimento para o início de estudos de viabilidade para construção de um Parque Fotovoltaico na Zona Franca.
De acordo com uma nota de imprensa a que OPAIS teve acesso, o referido memorando foi assinado nas instalações da SDBD pelo presidente do Conselho de Administração da SDBD, Adilson Catala e pelo administrador executivo da ENERLINE, Arménio Lopes.
Segundo ainda a nota, o memorando estabelece os termos e condições preliminares para que as duas entidades celebrem, futuramente, o negócio da construção e desenvolvimento de um parque de energia solar com capacidade de produção prevista de 20 a 30 MWp, que garantirá o reforço no fornecimento de eletricidade à Zona Franca.
Esta iniciativa, prossegue o documento, está alinhada com um dos objectivos estratégicos do projecto que visa assegurar uma fonte de energia sustentável e fiável para apoiar a actividade empresarial dentro da Zona Franca.
“Com a esta iniciativa, a SDBD dá um passo significativo para o desenvolvimento sustentável da Zona Franca e reforça o seu compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através da implementação de uma infraestrutura de energia moderna e limpa, essenciais para atrair investimento e promover o crescimento económico do país”, conclui a nota.