Fruto de políticas consistentes e articuladas de empregabilidade, Angola registou, de 2018 ao primeiro semestre deste ano 1,1 milhão de empregos, anunciou, nesta quinta-feira, em Luanda, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias.
Discursando no seminário sobre “Estatística na Administração Pública, Emprego e Segurança Social como Pilar da tomada de decisões estratégicas: dados fiáveis, decisões seguras”, Teresa Rodrigues Dias esclareceu que o mercado de trabalho gerou 225.157 novos empregos em 2024, um aumento de 17% face a 2023.
Segundo ainda a ministra, o país, através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), formou 152.625 cidadãos em 2024, totalizando mais de 669.000 formados entre 2017 e 2025. Foram, igualmente, licenciados 270 centros privados e homologados 36.990 certificados, espelhando a crescente parceria com o sector privado.
Foram igualmente distribuídos kits profissionais e microcréditos, promovendo a inclusão produtiva de milhares de jovens e mulheres, com impacto directo na geração de rendimento e auto-emprego.
Já a Inspecção Geral do Trabalho (IGT), conforme a ministra, realizou 9.370 visitas inspectivas, abrangendo 358.113 trabalhadores, reafirmando o compromisso com o trabalho digno, seguro e protegido.
Quanto a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), Teresa Rodrigues Dias destacou que a mesma capacitou 34.216 funcionários públicos e agentes administrativos, demonstrando a aposta firme na formação e valorização dos quadros do Estado.
Domínio da Administração Pública:
Por outro lado, no sector público, Teresa Rodrigues Dias fez saber que foram registado 426.632 funcionários e agentes administrativos, reflectindo, frisou, o esforço contínuo de consolidação da função pública e regularização dos vínculos laborais.
Outrossim, adiantou, durante o primeiro semestre de 2025 foram actualizadas as categorias de 4.886 funcionários em vias de reforma, 138 dirigentes que findaram os seus mandatos e 508 funcionários com mais de 11 anos de serviço.
Já o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) atendeu 3.007.987 cidadãos (Três milhões, sete mil novecentos e oitenta e sete), reforçando a aproximação dos serviços públicos ao cidadão.
Reforçar o cumprimento rigoroso dos prazos
Para a governante, estes resultados traduzem progresso técnico e compromisso institucional com as boas práticas internacionais em matéria de estatística do trabalho. Neste sentido, destacou ser fundamental importância reforçar o cumprimento rigoroso dos prazos de remessa da informação estatística pelos órgãos provedores.
Conforme esclareceu, o respeito pelos prazos assegura a harmonização dos dados sectoriais e a sua integração atempada no Sistema Nacional de Planeamento, garantindo que a informação estatística sirva plenamente o processo de decisão pública. “Cumprir prazos é garantir qualidade, e qualidade estatística é assegurar decisões políticas fundamentadas em dados credíveis”, apontou.
 
			 
					




 
							



