A República de Angola e República Popular da China lançaram, esta semana, a Associação de Amizade Angola 🇦🇴 e China (AAAC), dedicada a promover relações de amizade entre os dois países.
O lançamento da Assembleia Constituinte, AAAC foi feita na LAASP, ex-Liga Africana, que na sua estrutura orgânica elegeu como presidente de honra, Leonel da Rocha Pinto, e o presidente de Direcção Fernando de Matos Mota, além de quatro vice-presidentes de diferentes áreas, um secretário-geral, financeiro e outros membros.
Dentre os objectivos da AAAC, consta a promoção de relações duradouras de amizade, confiança mútua e ajuda recíproca entre os povos de Angola e da China, em conformidade com as leis aplicáveis em Angola.
Os documentos aprovados na Assembleia Constituinte será encaminhado ao Ministério da Justiça para sua legalização.
A associação tem sede em Luanda, na Rua da Liga Nacional, e será instalada na China, além de contar com delegações provinciais nos dois países.
O objetivo principal é fortalecer os laços de amizade entre Angola e China, promovendo intercâmbio cultural, político, económico e social.
Entre as actividades sociais, haverá acções acadêmicas e investigações, intercâmbio estudantil e acadêmico entre universidades angolanas e chinesas, e campanhas sobre a importância da pesquisa investigativa. Estão previstas viagens de angolanos para a China no âmbito da associação, entre outras iniciativas.
Estiveram presentes embaixadores da China, da Venezuela, empresários chineses e angolanos, além de deputados angolanos.










