Cento e trinta e cinco casos de sarampo foram notificados de Janeiro a Agosto deste ano pelas autoridades sanitárias na província do Zaire
O chefe de departamento da saúde pública e controlo de endemias no Zaire, Manuel Kai, disse em declarações hoje à ANGOP que os casos foram notificados em crianças menores de quatro anos de idade nos municípios de Mbanza Kongo (95 ca sos) e Soyo (35), sem o registo de mortes.
Apontou os bairros 11 de Novembro, 4 de Fevereiro e a comuna Nkiende, em Mbanza Kongo, e o bairro 1.º de Maio, no Soyo, como as localidades mais atingidas pela doença. Manuel Kai pediu aos pais e encarregados de educação o cumprimento integral do ca lendário de vacinas da primeira infância, para o reforço de imunidade das crianças.
Disse que decorre campanha de sensibilização da população sobre as medidas de prevenção contra o sarampo, enquanto se aguarda por uma campanha massiva de vacinação.
O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por vírus morbillivírus, cuja trans missão ocorre por tosse, fala e espirro de uma pessoa contaminada para uma saudável.