Trezentos e trinta novos casos de VIH-Sida foram registados pelas autoridades sanitárias na província do Cuanza-Norte, no primeiro semestre deste ano, com 15 óbitos
Dados do Programa Provincial de Luta Contra a Sida, a que a ANGOP teve acesso nesta quintafeira, indicam um aumento de 53 novos casos da doença e redução de três óbitos, comparativamente ao período homólogo de 2024, em que foram diagnosticados 277 casos de VIH-Sida, com 18 mortes.
Os casos resultaram de 16 mil 776 testes da doença realizados, numa altura em que 178 pacientes encontram-se sob terapia com anti-retrovirais, enquanto três indivíduos abandonaram os tratamentos.
Com 17 municípios, CuanzaNorte dispõe actualmente de condições para a realização de testes e acompanhamento de indivíduos portadores do VIH-Sida, em toda a província.
No quadro da acção preventiva, durante o semestre em análise, a acção do Programa de Luta contra a Sida incidiu sobre o reforço da mobilização dos cidadãos sobre os riscos e consequências da doença, ainda sem cura, e a importância da adesão ao tratamento para indivíduos infectados.