A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da província da Huíla defendeu, esta manhã, na cidade do Lubango, uma maior valorização dos professores para se atingir o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Maria João Tchipalavela disse, na sua mensagem de boas vindas, a margem da cerimónia de abertura da 3° Conselho Consultivo do Ministério da Educação, que decorre de 12 a 13 do mês em curso na cidade do Lubango, não pode haver desenvolvimento de qualquer sociedade, quando não há valorização do professor.
Para o efeito, entende ser necessário reflectir sobre o papel, o lugar e as funções que o professor ocupa nas sociedades modernas, que perseguem um desenvolvimento de qualidade.
“Estamos conscientes de que, nenhum progresso sustentável será possível sem um sistema educativo sólido, que saiba ouvir, respeitar e valorizar os seus profissionais. Os professores não são apenas transmissores de conhecimento, são agentes de mudança”, afirmou.
Por outro lado, Maria João Tchipalavela garantiu que o Governo Provincial da Huíla está disponível a continuar a colaborar com o Ministério da Educação e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e fazer com que a educação chegue a todos.
Por: João Katombela, na Huíla