O presidente da União Pan-Africana da Juventude (UPJ), Moumoni Diala, apelou, nesta terçafeira, em Luanda, a uma maior aposta dos jovens na inovação tecnológica, para a resolução dos problemas que afligem a juventude em África
Ao presidir a cerimónia de encerramento da Cimeira Pan-Africana da Juventude 2025, o responsável defendeu a participação activa da juventude na criação e implementação de políticas para o desenvolvimento, bem como a serem proactivos e terem postura de liderança.
“Os jovens devem assumir o seu papel de protagonistas no desenvolvimento de África, apostando na formação, na tecnologia e em acções concretas”, defendeu. Disse que existem ainda países africanos com atrasos em matéria de tecnologia, por isso os Estados devem investir nesse segmento para competir com o mundo actual. O responsável destacou a tecnologia e os acordos de parceria regional como ferramentas para o avanço da juventude africana.
Considerou ainda pertinente a criação de políticas que facilitam a mobilidade entre os países africanos, referindo que a cimeira tornou-se num espaço de reflexão profunda sobre os desafios e oportunidades que os jovens enfrentam em todo o continente.
Por sua vez, a representante da Comissão da União Africana para a Juventude e Mulher, Chido Mpemba, disse que menos de 10% das políticas nacionais da juventude têm orçamento próprio, e apenas 7% dos governos locais têm mecanismos formais para ouvir os jovens.
“Mais de 500 milhões de jovens viverão em África, até 2030, e ignorar esse potencial é desperdiçar a oportunidade de um continente liderado por inovação, inclusão e crescimento sustentável”, frisou.
Disse que a Agenda 2063 da União Africana só se tornará realidade se for construída com jovens a liderarem nas suas comunidades, escolas, negócios e espaços cívicos.
“O futuro de África não será decidido em mesas de negociações distantes, mas nos bairros, mercados e salas de aula, onde os jovens estão a construir a mudança todos os dias”, concluiu.
A cerimónia de encerramento da cimeira Pan-Africana da Juventude, que ficou marcada, essa terça-feira, com a celebração do Dia International da Juventude, assinalado ontem, contou com a participação de mais de 3 mil jovens de 54 países de África.