Duas cidadãs angolanas foram detidas pela Polícia Nacional no município do Luvo, província do Zaire, na semana finda, por suspeita de envolvimento no tráfico de uma criança menor de idade, de nacionalidade congolesa.
As detidas, que residem em Luanda, foram interceptadas numa hospedaria com a criança após terem utilizado caminhos clandestinos para entrar e sair da República Democrática do Congo (RDC).
A delegada do MININT e comandante municipal do Luvo, superintendente-chefe Ana Paula Fortunato José, explicou que a detenção foi resultado de uma acção de inteligência policial.
“Apesar de utilizarem caminhos clandestinos na ida e no regresso com a criança, a nossa inteligência policial conseguiu localizá-las e proceder à detenção no interior de uma hospedaria, onde apresentaram um documento forjado (cédula) da menor, de autenticidade duvidosa”, começou por dizer.
Segundo a oficial superior, que é citada numa publicação da Polícia Nacional na sua rede social Facebook, devido às fortes suspeitas de tráfico de seres humanos, foi imediatamente instaurado um expediente operativo, que foi posteriormente remetido ao Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) para o devido seguimento processual.