A província de Cabinda vai contar, em breve, com um novo porto. O presidente da República, João Lourenço, anunciou, no seu discurso sobre o estado da Nação, que o terminal de Águas profundas do Caio, projectado para ser um centro logístico estratégico, será inaugurado dentro de aproximadamente seis (6) meses, com o objectivo de ampliar a capacidade de movimentação de carga no porto de Cabinda e, também, fortalecer a posição do país como um hub logístico na África Central
O anúncio da inauguração do Terminal de Águas Profundas do Caio é uma boa-nova para a província e para o país, pois esta infra-estrutura será de extrema importância para suportar e estimular o desenvolvimento de Cabinda.
Cabinda é um enclave costeiro, estando, portanto, junto ao mar e geograficamente separado do restante território nacional. Para atender a essa especificidade geográfica, o Governo projectou a construção do Terminal do Caio, adequado ao nível das infra-es- truturas de transportes e comu- nicações. Cabinda possui especificidades económicas e uma actividade petrolífera muito forte.
A província é rica em outros recursos e apresenta um grande potencial industrial, comercial e turístico. Por todas essas razões, Cabinda necessita de um porto de elevada qualidade, conforme os padrões internacionais — uma infra-estrutura portuária de classe mundial.









