A taxa de abandono do tratamento da tuberculose na província da huíla continua a preocupar as autoridades sanitárias locais, associada ao aumento de casos positivos da doença, que afecta maioritariamente cidadãos do género masculino desta parcela do território nacional
A informação foi avançada pelo director-geral do Hospital Sanatório do Lubango, Lourenço Kotele, tendo revelado que a unidade sanitária que dirige regista um número de doentes internados acima da sua capacidade instalada, fazendo com que a assistência médica e medicamentosa seja feita com dificuldades.
De acordo com o responsável da maior unidade especializada de referência no Sul de Angola, de Janeiro a Agosto do ano em curso, foram atendidos 2 mil 275 pacientes das províncias do Namibe, Cunene, Cuando, Cubango e Huíla.
Para a província da Huíla, os pacientes são provenientes maioritariamente de Caluquembe, Caconda, Matala, Quipungo, Humpata e Chibia. O nosso interlocutor revelou que, dos 2 mil 275 pacientes registados durante os oito primeiros meses de 2025, mil 909 doentes encontram-se a receber assistência médica, no sistema de internamento.
POR: João Katombela, na Huíla