As autoridades de saúde do município de Viana, em Luanda, registraram 280 casos de sarampo e 80 casos de cólera de janeiro a agosto deste ano. A informação foi divulgada por Rosa Manuel, diretora local da Saúde.
Segundo Rosa Manuel, o surto da cólera teve início em janeiro, mas acções de prevenção, como vacinação, conscientização da população sobre os riscos e o tratamento da doença, já estão em andamento.
De acordo com a médica, que falava à ANGOP, o sarampo é uma doença contagiosa que causa febre alta, tosse, coriza e olhos inflamados. Rosa Manuel alertou ainda que a doença pode levar a complicações sérias como pneumonia, convulsões e encefalite.
A médica também ressaltou que o vírus pode ser transmitido para até 90% das pessoas não imunizadas que têm contato com um doente.
O município de Viana tem registrado os casos de sarampo em todas as suas unidades, que trabalham em conjunto com feiras de saúde para monitorar e orientar a população.
Rosa Manuel destacou que a organização dessas feiras, que ocorrem a cada 15 dias, é essencial para levar assistência médica e medicamentos, especialmente às comunidades mais carentes.