O município de Buco-zau, província de cabinda, enfrenta actualmente um surto de sarampo que já vitimou mortalmente cinco crianças, duas das quais por intoxicação pelo consumo de chá de liamba, usado pelos familiares para o tratamento da doença
A situação do surto de sarampo no Buco- Zau, município que dista a cerca de 130 quilómetros a norte da cidade de Cabinda, é deveras preocupante com o registo de 200 casos notificados, desde que começou a doença em Maio do corrente ano.
Neste momento, o registo diário é de 5 a 6 novos casos da doença, cuja tendência, de acordo com a directora do hospital municipal, Joana Yoba, é de os casos subirem ainda mais.
Na sexta-feira passada, as estatísticas apontavam para 18 novos casos de crianças com sarampo internados no hospital municipal, uma infra-estrutura que começa a reclamar de mais espaço para acomodar os pacientes. Devido ao número elevado de casos, o hospital municipal está neste momento abarrotado e a situação obriga que em cada cama estejam acomodadas duas a três crianças.
POR: Alberto Coelho, em Cabinda