A Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) anunciou, no final de Dezembro, a subida do preço da corrida de táxi, cuja efectivação seria a partir do dia 1 de Janeiro do ano em curso. A decisão é encarada com preocupação pelos utentes deste serviço, tendo em conta o alto custo de vida e a falta de justificação plausível da ANATA
A decisão de subir o preço da corrida de táxi, foi anunciada pelo Presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola na Huíla, Benedito Nonato, tendo justificado com a subida dos materiais gastáveis na manutenção das viaturas em serviço de táxi no Lubango.
De acordo com o responsável associativo, o alto custo da manutenção das viaturas está insustentável para os seus proprietários, por essa razão, houve a necessidade de se subir o preço da corrida de 200 Kwanzas para 300 em todas as rotas do casco urbano. “Tivemos de subir o preço da corrida de táxi ainda aqui no casco urbano de 200 para 300 Kwanzas em todas as rotas da cidade, ao passo que para o município da Chibia, saiu de 400 para 500 Kwanzas, porque os preços dos materiais estão muito altos.
Para fazer cobro, tivemos de fazer este ajuste no preço” disse. Entretanto, em Junho do ano passo, época em que a corrida de táxi estava no valor de 150 Kwanzas na província da Huíla, a Associação dos taxistas a nível nacional fez sair um documento que alterava este valor para 300 Kwanzas, em função do aumento que se observou no preço do gasóleo.
POR: João Katombela, na Huíla
Leia mais em









