O serviço de Investigação Criminal (SIC) de Luanda, por meio da Direcção municipal do Kilamba Kiaxi, deteve dois cidadãos, de 28 e 33 anos, implicados nos crimes de associação criminosa e homicídio qualificado, na sequência da morte do motorista de táxi por aplicativo manuel Katchila, de 50 anos
O crime ocorreu na noite de 28 de Novembro, por volta das 23h52, na Avenida Pedro de Castro Vandúnem Loy, comuna do Golfe. A vítima circulava com uma viatura Suzuki Alto branca ao serviço da plataforma Yango, no trajecto Golfe-2/Vila do Gamek, quando foi abordada por três indivíduos na paragem do Golfe-2.
Durante o percurso, já nas imediações de uma agência bancária, junto à passagem superior de peões do bairro Lixeira, os suspeitos terão coagido o motorista, ameaçando-o com uma arma de fogo do tipo AKM, exigindo dinheiro e bens pessoais. Segundo o porta-voz do SIC, Fernando de Carvalho, a vítima resistiu à entrega dos pertences, levando os assaltantes a efectuarem um disparo que atingiu Manuel Katchila na região lombar, causando morte imediata.
Os autores fugiram, mas a intervenção de populares e das Forças da Ordem permitiu a captura de dois dos três suspeitos, sendo que terceiro encontra-se em fuga. Na operação, foram recuperados a arma utilizada, uma AKM, e a viatura da vítima. Os detidos já foram apresentados ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias para os devidos trâmites legais.









