O Serviço de Investigação Criminal na província da Lunda Norte deteve, recentemente, seis cidadãos nacionais, dos quais dois afectos ao Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, que estão a ser acusados de arranjarem cidadãos com interesse de adquirir bilhetes de identidade e outros documentos afins, num esquema em que supostamente se faziam recursos a documentos falsos.
Os seis suspeitos, com idades compreendidas entre os 28 aos 40 anos, implicados nos crimes de falsificação de documentos e associação criminosa, de acordo com a informação divulgada na noite desta terça-feira, 12, na página oficial do SIC, foram detidos no seguimento de uma acção operativa que envolveu as Direcções de Operações e o SIC Lunda Norte, em coordenação com o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.
As duas redes desmanteladas em Luanda e na Lunda Norte, de acordo com as autoridades, agiam de forma coordenada entre funcionários destes postos de registos de identificação com o pessoal externo, que serviam de intermediário.
Nestas operações, foram apreendidos mais de 100 documentos falsos, dentre os quais, pré-registos de nascimento, assentos e boletins de nascimento, cédulas pessoais, cartões eleitorais, bem como cópias de bilhetes de identidade emitidos.
Um cidadão nacional, de 40 anos de idade, foi detido, na semana finda, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no...
Ler maisDetails