Sete crianças, todas com menos de 12 anos, ficaram gravemente feridas na manhã desta terça-feira, 29, após a detonação acidental de um engenho explosivo não identificado no bairro Buta, sede municipal do Cuimba, província do Zaire.
Segundo a página do Governo Provincial do Zaire na sua rede social Facebook, o acidente ocorreu por volta das 9h00, num quintal desabitado onde as crianças brincavam e acenderam uma fogueira, sendo surpreendidas por uma forte explosão de origem ainda desconhecida.
Como consequência, quatro das vítimas foram prontamente transferidas para o Hospital Provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, onde recebem tratamento especializado.
De acordo ainda com a página que cita uma fonte hospitalar, três das crianças encontram-se em estado delicado nos cuidados intensivos, com indicação para cirurgia, enquanto a quarta apresenta evolução clínica favorável.
Governador do Zaire solidariza-se com os sinistrados
Ao tomar conhecimento da situação, o titular da província, Adriano Mendes de Carvalho, deslocou-se ao Hospital Provincial para visitar as crianças feridas e inteirar-se do seu acompanhamento clínico.
Em declarações à comunicação social, o governador assegurou que as vítimas estão a receber toda a assistência necessária e reiterou o compromisso do Governo Provincial em acompanhar rigorosa e permanentemente a evolução do seu estado de saúde.
Adriano Mendes de Carvalho aproveitou a ocasião para apelar à população para que se mantenha vigilante e colabore activamente com as autoridades na identificação e denúncia de quaisquer objetos ou engenhos suspeitos, visando a salvaguarda da segurança colectiva, com especial atenção à integridade física das crianças.
POR: Onésimo Lufuankenda