O secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto pinto de Sousa, reafirmou, nesta quinta-feira, 20 de Novembro, a capacidade de Angola em responder com eficácia a surtos e outras emergências sanitárias, durante a abertura da 3.ª edição da Feira internacional de Negócios em Saúde 2025, realizada em Luanda
O evento, promovido pela Saúde Club, uma instituição criada em 2019 para a organização de iniciativas do sector, decorre sob o lema “50 Anos de Saúde em Angola: Retrospectiva e Perspectivas”. Segundo o Secretário de Estado, a feira integra as comemorações do 50.º aniversário da Independência Nacional, destacando os progressos alcançados pelo Sistema Nacional de Saúde ao longo das últimas décadas, apesar dos inúmeros desafios.
No seu discurso, Pinto de Sousa recordou que, após a proclamação da Independência a 11 de Novembro de 1975, Angola instituiu o Sistema Nacional de Saúde (SNS), formalizado por legislação promulgada pelo então Presidente António Agostinho Neto, em Dezembro do mesmo ano.
A lei reconhecia a saúde como um direito fundamental, garantindo acesso universal e gratuito baseado nos cuidados primários.









