A histórica cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, acolheu, nesta segunda-feira, 05, a realização do ritual tradicional Nkwu, que assinalou o início oficial das comemorações do Dia Nacional da Cultura, a nível daquela região.
O acto simbólico, que decorreu nas instalações do Museu dos Reis do Kongo, teve como principal objectivo enaltecer os valores históricos, tradicionais e espirituais do povo daquela província.
Prestigiada pela directora do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo, Nzuzi Makiese Wete Kadi, em representação do governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, a cerimónia incluiu invocações e bênçãos ancestrais, o que reafirma a importância da preservação, valorização e transmissão da identidade cultural angolana às gerações presentes e futuras.
Na ocasião, de acordo com uma nota de imprensa, a responsável pelo Gabinete Provincial da Cultura e Turismo disse que o ritual Nkwu representa não apenas um valor cultural, mas também um importante símbolo de conservação das tradições, contribuindo para a valorização dos hábitos e costumes locais e para a manutenção viva da história e da identidade do povo Kongo.
O evento contou, igualmente, com a participação das autoridades tradicionais, responsáveis do sector da cultura, membros do governo provincial e representantes da sociedade civil.
Consta da jornada comemorativa do Dia Nacional da Cultura no Zaire a realização de actividades culturais, académicas e recreativas.
Angola torna-se o quarto país a beneficiar desta parceria estratégica com a Nelt para capacitar crianças e jovens, desenvolvendo competências...
Ler maisDetails









