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REPLICA promove formação em modelos de negócios sustentáveis com impacto social e económico

Jornal OPaís por Jornal OPaís
6 de Novembro, 2025
Em Sociedade

O Executivo angolano, por via do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INA PEM), procedeu ontem, na cidade do Lubango, província da Huíla, ao lançamento do projecto RPELI CA, que visa a formação e criação de microfranquias assistidas para empreendedores de todo o país

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Para o efeito, a Administradora Executiva do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, Maria Pacavira, destacou ontem na cidade do Lubango a importância do projecto REPLICA para o empoderamento da jovem mulher quanto à redução das assimetrias que ainda se assistem entre as diferentes regiões do país no que toca ao empreendedorismo.

Maria Pacavira disse que, face a estes problemas, foi criado pelo Executivo angolano o projecto REPLICA, financiado pelo Fundo Nacional de Emprego (FUNEA), com vista à promoção do desenvolvimento empresarial e à diversificação da economia nacional. “O projecto REPLICA é uma iniciativa que se afirma como um verdadeiro instrumento de política pública, de promoção de desenvolvimento empresarial, geração de emprego, promoção do género e diversificação da economia do nosso país.

Este projecto nasce do compromisso do Executivo angolano, por meio do INAPEM, com o apoio do FUNEA, no sentido de criar um ambiente favorável para a multiplicação de negócios sustentáveis baseados em modelos comprovados de sucesso e facilmente replicáveis”, fez saber a responsável.

Por outro lado, a administradora executiva do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas explicou que o objectivo do REPLICA tem, entre outros projectos, o objectivo de democratizar o acesso ao empreendedorismo, por meio da oferta aos empreendedores, emergentes e microempresários de modelos de negócios testados, assistidos e financiamentos viáveis.

“Esta abordagem permite não só o crescimento individual dos empreendedores, mas também o fortalecimento do tecido empresarial nacional, contribuindo para a criação de empregos locais, aumento da produtividade e redução das assimetrias regionais”, disse Maria Pacavira.

Na sequência, a responsável adiantou que a visão estratégica do INAPEM centra-se em promover o empreendedorismo sustentável, estimular a inovação e fomentar negócios inclusivos, com particular atenção às microfranquias enquanto motores de dinamização económica.

Deste modo, o REPLICA e o INAPEM reforçam a missão de apoiar o desenvolvimento das micros, pequenas e médias empresas, dotando-as de instrumentos técnicos, formativos e financeiros que lhes permitam crescer com base na qualidade, eficiência e sustentabilidade”, explicou.

Ainda assim, a administradora executiva detalhou que, se pretendo ter um país em que os empreendedores não sonhem só, mas concretizem, que cada pequena iniciativa se transforme no exemplo de sucesso replicável.

Para o efeito, Maria Pacavira acrescentou que é imperiosa a participação de todos os actores sociais e económicos, com destaque para o INAPEM, o Fundo Nacional de Emprego, o sector bancário, as associações empresariais e o sector privado nesse processo.

“Estas parcerias são fundamentais para assegurar a assistência técnica, financiamento adequado, capacitação contínua e a expansão territorial das microfranquias em todo o país”, disse a responsável.

Por sua vez, a vice-governadora para o sector económico, político e social, Maria João Tchipalavela, disse que as necessidades vitais necessitam de soluções urgentes para a sua contínua existência.

“Todos os dias, precisamos de serviços, precisamos de soluções, quer elas sejam domésticas. Estes serviços e estas soluções se tornam cada vez mais intensas para a vida intensa que levamos e que precisamos”, admitiu a vice-governadora.

Por: Constantino Eduardo, em Benguela

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