O período da quadra festiva, marcado por celebrações, mesas fartas e convívio familiar, tem sido associado ao aumento de casos de intoxicação alimentar e acidentes domésticos, alertam especialistas do Hospital Geral de Luanda (HGL)
O apelo é para maior moderação no consumo de alimentos, cuidados rigorosos com a higiene e redobrada vigilância, sobretudo em ambientes com crianças. A médica nutricionista do Hospital Geral de Luanda, Gilda Soares, considera que o problema está directamente ligado aos excessos típicos desta época.
“Estamos numa fase festiva, natalícia, em que todos querem comer e beber de tudo um pouco. Exageramos na quantidade e, sobretudo, na mistura dos alimentos, o que acaba por provocar desarranjos digestivos e intoxicações alimentares”, explicou. Culturalmente, na noite de 24 para 25 de Dezembro, é comum a preparação de mesas com grande variedade de pratos.
No entanto, a combinação inadequada de alimentos pode causar reacções adversas no organismo, como alerta a nutricionista. “Muitas vezes, não temos consciência de que certos alimentos, ao cruzarem-se no organismo, podem provocar vómitos, diarreia e mal-estar geral. Isso acontece, na maioria dos casos, por falta de conhecimento e exagero”, sublinhou.
Leia mais em









