A iniciativa que visa promover o desenvolvimento sustentável em comunidades angolanas, através dos pilares da Educação, Saúde, Cultura e Desporto através do programa “Caminhos de Transformação”, teve nesta edição nove vencedores que terão seus projectos acompanhados num período de 12 meses, com um valor a disposição de até 200 milhões de kwanzas.
Após o encerramento do período de candidaturas, que decorreu entre 14 de Março e 16 de Abril, e contou com uma sessão de esclarecimentos no dia 26 de Março, o programa registou um total de 126 candidaturas. Um jurado composto por seis membros avaliou criteriosamente as propostas, tendo selecionado nove instituições cujos projectos se alinham com os objetivos da Fundação BAI.
“No final, registou uma adesão de 126 candidaturas e após uma análise rigorosa das propostas o corpo de júris, composto por 6 membros, optou pela escolha de nove organizações e seus respectivos projectos, por cumprirem com os requisitos exigidos e estarem inteiramente alinhados aos pilares fundamentais da Fundação BAI, Educação, Saúde, Cultura e Desporto” lê-se no anúncio.
No pilar Saúde, os venceram a Associação Emanus, da Lunda Sul, com o projecto Caminho das Águas, a Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, com o projecto de Prevenção da Surdez Infantil, a Associação Acção humana, de Benguela, que implementará o programa Vidas Saudáveis Educação Nutricional na Comunidade.
Já para o pilar Educação, foram contempladas a Associação Vivo Lendo, do Uíge, com o projecto Literatura é Prioridade, e a Associação Mulher Rural, do Huambo, que desenvolve o projecto Luta contra o Analfabetismo.
Na Cultura, outro pilar fundamental da Fundação BAI, foram vencedores a Associação Cafeco, com o projecto CED do Norte e Leste Cultura Educação e Desporto, da Lunda Norte, e o Museu Nacional de História Natural, em Luanda, com a iniciativa Natural Mosassauro o Regresso do Monstro Marinho Angolano.
No âmbito do Desporto, a Fundação BAI seleccionou os projectos Desporto nas Comunidades, da Macovi Sport Club, em Luanda, e a Taça Crianças Comunitárias, da Associação dos Amigos de Reggae de Angola, no Cunene.
A próxima etapa será a assinatura dos Memorandos de Entendimentos entre a Fundação BAI e as instituições vencedoras, a acontecer de 19 a 23 de Maio.
Todos os projectos, se lê, terão um período de acompanhamento de até 12 meses, sendo que aqueles projectos que se mostrarem sustentáveis poderão ver este período ampliado.
O programa “Caminhos de Transformação 2025” dispõe de um orçamento total de até 200 milhões de kwanzas.