A situação já dura mais de dois meses, o que levou os pais e encarregados de educação a denunciar o problema com receio de os filhos virem a contrair doenças por estarem a fazer as necessidades ao ar livre. Direcção da Escola remete-se ao silêncio, enquanto a Administração Municipal reconhece o problema
Mais de 500 alunos da Escola n.º1027 (ex-2035), situada no Bairro dos Ramiros, município de Belas, em Luanda, estão a fazer as necessidades menor e maior na rua, por falta de água na instituição, uma situação que tem preocupado os pais e encarregados de educação. Maria da Silva, encarregada de uma aluna da 6ª classe, narrou ao OPAÍS que ficou surpreendida, depois de constatar que a in- formação que a filha transmitiu era real.
“A minha menina me dizia, há mais de um mês, que não havia água na escola e os quartos de banho estavam fechados. Para minha surpresa, fomos para a reunião de pais/encarregados de educação e constatamos que a situação era real”, disse a encarregada, que se mostrou incrédula diante da situação. Bonifácio Mondila, também encarregado, diz não compreender como uma escola primária, cujos alunos são crianças, fica há mais de dois meses sem água.
O encarregado teme que, por falta deste líquido essencial para higienização dos w.c, o seu educando e outros, possam contrair doenças, tendo em conta que mais de 500 crianças estão a fazer necessidades ao ar livre ao redor da escola. Para ele, esta é uma situação que devia ser resolvida com urgência, pois está em causa a saúde de centenas de crianças.
Leia mais em









