As obras da primeira Central Fotovoltaica do município de Cazombo, sede da província do Moxico Leste, com capacidade para fornecer 25 megawatts para perto de 80 mil pessoas, estão a 28 por cento de execução física.
O Governo Provincial do Moxico Leste acompanha o andamento das obras do segundo maior projecto eléctrico da província, depois do Luau, também em construção, que terá a capacidade de gerar um total de 25 megawatts de energia limpa e amiga do ambiente.
O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas da província do Moxico Leste, Mário Anderson Mutupa, constatou o andamento das construções, com previsão de conclusão para novembro deste ano.
Após a conclusão do projecto, que já proporcionou mais de 200 postos de trabalho para jovens angolanos, 79 mil 982 consumidores da vila de Cazombo e das comunidades circunvizinhas serão beneficiados.
O Governo do Moxico Leste considera que o investimento representa um importante passo rumo à diversificação da matriz energética da província, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações locais e para o desenvolvimento sustentável da região.