O Presidente da República, João Lourenço, realizou nesta terça- feira uma visita às obras de construção do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (UAN), localizado no município de Camama, em Luanda
O empreendimento, que integra o Campus da UAN, está a ser erguido na zona da Sapu, na Rua do Ulengo, e visa reforçar a formação de quadros da área da saúde e melhorar a assistência médica no país. A infraestrutura foi concebida pelos arquitetos Eduardo Souto de Moura e Albert de Pineda Alvarez. Adjudicado à empresa suíça Promed International AG (Mitrelli), o projecto está orçado em 99 milhões de dólares norte-americanos.
A construção teve início após a celebração do contrato em 2021, ao qual foi acrescida uma adenda contratual em 2024, e sua conclusão está prevista para finais de 2026. Segundo o engenheiro Hermenegildo, representante da empresa construtora, o hospital ocupará uma área total de 40 mil metros quadrados, com 18.100 metros quadrados de área construída.
A unidade contará com 144 camas, distribuídas em três alas de internamento, uma unidade de cuidados intensivos com 12 camas e 20 camas de isolamento. Entre os principais serviços previstos estão as urgências com bloco operatório de apoio, serviços de imagiologia e diagnóstico, consultas externas, morgue com 18 câmaras frigoríficas, laboratório clínico e área de tratamento de resíduos hospitalares, incluindo lixo biológico bientais de gestão hospitalar.