Se a 1.ª edição do referido prémio estabeleceu um marco histórico, ao reconhecer e valorizar o talento dos investigadores, essa segunda vai focar-se na originalidade dos trabalhos a serem apresentados pelos candidato
Para isso, os candidatos deverão esforçarse a produzir inovações, de modo a não repetirem ideias ou abordagens já registadas pelo jurado da edição inicial.
Outros critérios de avaliação passam pela complexidade científica e pela qualidade do trabalho ou do processo.
Segundo, bem como pelo carácter inovador do trabalho, produto ou processo, além da relevância e do impacto científico.
Para os que quiserem candidatar-se a outras categorias, as submissões de candidaturas começam às 12 horas do dia três de Julho de 2025, segundo consta do regulamento que rege o prémio. As inscrições terminam no dia três de Agosto deste ano, sendo que tal processo ocorre apenas em um mês.
O prémio destina-se, igualmente, a reconhecer a produção científica nacional, aqueles que se dedicam à ciência em Angola, assim como incentivar todos os estudantes, docentes e investigadores de instituições a dedicarem-se à ciência e a contribuírem com os seus produtos para o desenvolvimento socioeconómico do país.
Na sua 2.ª edição, embora designado um prémio, tem oito categorias que são os prémios nacionais de ciência, inovação, invenção e de carreira, além do de mulher cientista e três destinados, especificamente, ao público jovem. Trata-se do prémio nacional jovem cientista, nacional jovem inovador e jovem inventor.
Em cada um desses prémios, o júri, designado para o efeito, pode premiar até três pessoas, porque há espaço para do primeiro ao terceiro lugar.
Em cada categoria, desde que existam as de mérito ao concurso e esgotadas essas possibilidades, pode-se também atribuir menções honrosas a outros trabalhos de qualidade e destaque ou de impacto de outros trabalhos que não couberem nos três lugares previstos no regulamento.
Além das categorias, há quatro critérios básicos que podem ser mais detalhados e que resumem aqueles trabalhos que serão premiados.
Este prémio revela-se como uma ferramenta poderosa para estimular a criatividade, o esforço científico, promovendo o diálogo entre o sector académico e o produtivo, além de incentivar a participação de jovens e de mulheres na investigação.