O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a construção de sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável para as sedes municipais do Cuimba, Nóqui e Luvo, província do Zaire.
De acordo com o despacho presidencial datado a 7 de Agosto e tornado público em diário da República, o projecto de abastecimento de água abrange também a comuna de Mpala, município do Nóqui.
A empreitada de concepção e construção do sistema de abastecimento de água na vila do Cuimba está avaliada no valor em kwanzas equivalente a 28 milhões, 793 mil e 258 euros, ao passo que para a sede municipal do Nóqui, incluindo a comuna de Mpala, o Executivo desembolsou 19 milhões, 267 mil e 425 euros.
Para a sede municipal do Luvo, que dista a 60 km a norte da cidade de Mbanza Kongo, o Governo vai gastar no valor em kwanza equivalente a sete milhões, 243 mil e 516 euros.
Segundo ainda o despacho presidencial, a aquisição de serviços de fiscalização das empreitadas de concepção e construção dos sistemas de abastecimento de água nessas municipalidades do Zaire, está orçada no valor em kwanzas equivalente a quatro milhões, 695 mil e 799 euros.
É delegada ao governador do Zaire a competência com a faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento, bem como para a verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do referido procedimento, incluindo a celebração e a assinatura dos correspondentes contratos.
Com uma superfície de 40 mil e 130 km2, a província do Zaire tem uma população estimada em mais de 600 mil habitantes, distribuídos por 11 municípios.