Quarenta e dois pontos focais escolares dos municípios do Andulo, Chinguar e Chitembo, na província do Bié, iniciaram hoje, na cidade do Cuito, uma formação sobre saúde escolar, numa promoção do Ministério da Educação.
Durante cinco dias, os participantes serão dotados de matérias sobre violência baseada no género, prevenção das Infecções de Transmissão Sexual (ITS) bem como o assédio e o bullying.
A gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, mecanismos de sugestões e resolução das reclamações, gestão e higiene menstrual são, dentre outras, matérias a serem transmitidas na formação.
Na ocasião, o chefe de secção do ensino geral do Gabinete Provincial da Educação, Osvaldo Brandão, frisou que o certame tem a finalidade de fortalecer as iniciativas dos clubes escolares voltadas para saúde e higiene menstrual.
A actividade visa igualmente a promoção da conscientização, inclusão e o acesso a recursos adequados, garantindo que adolescentes e jovens professores e a comunidade escolar tenham a educação sobre saúde sexual.
Ao intervir na sessão de abertura, o director provincial da Educação, Amado Leonardo André, disse que esta formação insere-se nas iniciativas do Fundo das Nações Unidas para a População de criar clubes escolares que poderão trabalhar na transmissão de informação sobre saúde e higiene menstrual. A mesma enquadra-se no projecto de empoderamento da rapariga e aprendizagem para todos sobre saúde escolar.