A Polícia Nacional de Angola (PNA) informou, no domingo, 10 de Agosto, que a situação de segurança pública no país é estável, não havendo, nos últimos dias, qualquer ocorrência que tenha condicionado o funcionamento normal das instituições ou a livre circulação de pessoas e bens, após recentes actos de vandalismo e pilhagem. A corporação assegura que não há razões para restrições à circulação e promete resposta firme a qualquer ameaça à ordem pública
Em comunicado, na voz de Mateus Rodrigues, porta-voz e director de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, a corporação assegura que não existem razões para que os cidadãos restrinjam a sua circulação, apelando à manutenção da normalidade no quotidiano.
O informe surge na sequência dos actos de arruaça, vandalismo e pilhagem registados em algumas localidades nas últimas semanas. A PNA denuncia, contudo, a circulação, nas redes sociais, de informações falsas, caluniosas e de carácter criminoso, que, segundo a instituição, têm como único propósito espalhar medo, insegurança e instabilidade social no país.
A corporação lembra que este tipo de campanha desinformativa costuma intensificar-se nas vésperas de grandes eventos acolhidos por Angola, com a divulgação de vídeos e áudios manipulados.
Leia mais em