O município do Chitembo, na província do Bié, assinalou, hoje, um marco no âmbito das celebrações do 50º Aniversário da Independência Nacional, ao receber o primeiro sistema de abastecimento de água construído no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A nova infra-estrutura, com capacidade para servir cerca de 35 mil habitantes, foi inaugurada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
A captação da água é feita a partir do rio Cuchi e a estrutura conta com uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com a capacidade de 225 metros cúbicos de água por hora.
Para o armazenamento e distribuição, o projecto dispõe de dois reservatórios de água, uma torre elevada e uma rede de distribuição que se estende por mais de 5 quilómetros. A infra-estrutura inclui ainda 1.200 ligações domiciliárias e 28 chafarizes, garantindo o acesso à água potável a uma grande parte da comunidade.
Em representação da população de Chitembo, a governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, expressou gratidão ao ministro da Energia e Águas pelas acções realizadas que visam a melhoria do fornecimento de água e energia na província.
Na cerimónia de inauguração, João Baptista Borges assegurou que o Governo não irá parar apenas nestes trabalhos, destacando que já está em curso um projecto complementar para a melhoria do fornecimento de energia eléctrica, com a construção do parque solar do Chitembo.









