O Programa Alimentar Mundial (PAM) procedeu, na última sexta-feira, 21 de Novembro, à entrega de mais de 10 toneladas de produtos alimentares diversos a 270 famílias carenciadas do bairro da Mavinda 1, na sede municipal de Quipungo.
O acto, que decorreu no âmbito do programa de combate à desnutrição aguda, que está a ser levado a cabo por esta organização internacional, está inserido numa parceria da instituição com Organização Não Governamental Visão Mundial.
Os objectivos visam o reforço das iniciativas do Executivo na prevenção e redução da desnutrição, através do rastreio comunitário de crianças menores de cinco anos, bem como de mulheres grávidas e lactantes em situação de vulnerabilidade.
Para o feito, as duas instituições estão a entregar aos beneficiários, principalmente crianças e mulheres gravidas, suplementos alimentares específicos para a sua estabilidade e recuperação.
A chefe interina do PAM para a região sul, Neide Pereira, informou que o programa abrange, no total, cerca de 703 famílias distribuídas pelas três comunas do município, sendo que, cada agregado familiar recebeu um kit composto por 60 quilogramas de fuba de milho, 20 quilogramas de feijão, 4 litros de óleo e 2 quilogramas de açúcar, correspondente a aproximadamente dois meses de consumo.
Neide Pereira informou, ainda, que com a entrega destes bens alimentares, o que se pretende é reduzir a venda e a partilha dos suplementos nutricionais entre membros da família, como se tem verificado nos últimos tempos, em consequência das dificuldades económicas, garantindo que os alimentos terapêuticos sejam utilizados exclusivamente pelas pessoas em tratamento.
POR: João Katombela, na Huíla









