Vasco Gonguela Samba, padre encontrado morto no passado dia 06 do mês corrente, foi a enterrar neste sábado (09), no Cemitério Municipal de São Pedro, província do Huambo. No entanto, a família acredita que o crime se trata de uma promessa cumprida levada a cabo pelo pai do padre
Feitas as diligências, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve o pai do então reverendo, que é apontado como principal suspeito pela morte do vigário da paróquia de São José. Ao Jornal OPAÍS, um dos irmãos de Vasco explicou o que se antecedeu ao assassinato da vítima e que, muito provavelmente, terá levado a vida do sacerdote de Deus.
Joaquim Samba, irmão mais velho do padre, afirma que o seu irmão tentou unir a família diante do caos em que se encontrava, incluindo o divórcio dos pais que se encaminhava. “Depois de 35 anos de casados, os meus pais estavam a caminho de assinar um divórcio, depois de a família estar desunida”, explicou.
A desunião, conta, começou quando o progenitor começou a rejeitar os filhos mais velhos com o pretexto de que não eram seus, apesar de um deles afirmar que os nove eram do mesmo pai e da mesma mãe, o que levou Joaquim e a irmã a saírem de casa em tenra idade. “A minha irmã saiu de casa com 12 anos e eu, quando tinha dez anos.