O UNICEF iniciou ontem, 12 de Janeiro, uma acção de capacitação para fortalecer as Organizações de Pessoas com Deficiência (OPD) em Angola, visando influenciar políticas públicas e promover os direitos das crianças com deficiência
A iniciativa surge como uma forma de criar uma Angola verdadeiramente inclusiva. De acordo com Louise Daniels, chefe de políticas sociais e protecção social do UNICEF, ao longo desses anos, identificaram em conjunto que existem várias lacunas de conhe- cimento sobre os instrumentos internacionais que regem a questão da deficiência.
O impacto esperado é que as organizações de pessoas com deficiência estejam cada vez mais fortalecidas na sua capacidade de dialogar com o Governo, com o parlamento, bem como de trazer aquilo que são os temas importantes para si, importantes para a criança, capacitá-las, e dotá-las de mais ideias de apoio às crianças com deficiência.
Sobre a situação das crianças com deficiência em Angola, Louise Daniels informou que o país está a produzir um relatório específico sobre crianças com deficiência, com dados do Censo de 2024 e do Inquérito de Indicadores Múltiplos de Saúde. “Estamos agora num processo de produzir um relatório. Então, pela primeira vez, Angola terá um relatório produzido pelo INE especificamente sobre a criança com deficiência”, sustenta.
Leia mais em









