A Centralidade do Kilamba, em Luanda, vai ganhar, nos próximos noves a dozes meses, uma unidade da rede do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), cuja pedra foi lançada, hoje, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias.
Acompanhada do vice-governador provincial de Luanda para o sector Político e Social, Manuel Gonçalves, a ministra disse que a futura unidade vai aproximar os serviços públicos dos cidadãos com modernidade e eficiência.
“A população, efetivamente, não precisará fazer deslocações ou mobilidades muito amplas e enfrentar os constrangimentos e as consequências que às vezes isso traz”, destacou a governante.
Segundo ainda a ministra, a construção da futura unidade do SIAC resulta daquilo que é a dinâmica que a região tem registado, fundamentalmente, o aumento da sua população que vem crescendo, pelo que carece que os serviços públicos estejam ao seu dispor, evitando, assim, grandes deslocações.
Construção do Pavilhão de Artes e Ofícios dos Ramiros
Também hoje, Teresa Rodrigues Dias procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção do Pavilhão de Formação Profissional de Artes e Ofícios dos Ramiros, no município de Belas.
Segundo a ministra, o projecto simboliza o compromisso contínuo do Executivo com a valorização do capital humano, tendo em vista a diversificação da economia e a redução das assimetrias regionais, priorizando a juventude, as mulheres e os grupos mais vulneráveis, num ano particularmente especial, em que o país celebra o 50.º Aniversário de Independência Nacional.
Conforme explicou, a construção deste Pavilhão enquadra-se no âmbito da execução das prioridades sobre a expansão da oferta formativa do Sistema Nacional de Emprego e Formação Profissional inerentes ao Programa do Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional, do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 (PDN 2023-2027).
Teresa Rodrigues Dias destacou que os cidadãos da Comuna dos Ramiros que, actualmente, têm de se deslocar para os centros de formação profissionais mais próximos, nomeadamente, o Pavilhão de Formação Profissional de Artes e Ofícios do Benfica e o Centro Integrado de Formação Profissional do Kilamba, no próximo ano, já poderão ter acesso a formação profissional de qualidade dentro da Comuna dos Ramiros e mais próximo de casa.
O referido Pavilhão terá a capacidade de formar cerca de 946 nas diversas áreas formativas, nomeadamente, carpintaria naval, electricidade de baixa tensão, serralharia, corte e costura, informática, cozinha e pastelaria entre outras áreas.
”A infraestrutura que aqui vai se erguer, não representa apenas uma estrutura física, mas acima de tudo, simboliza uma ponte para o futuro, um espaço onde jovens e adultos poderão ter acesso à formação técnica e profissional de qualidade, à inovação e ao empreendedorismo”, destacou.