A educação superior e a inovação tecnológica na província da Lunda Sul estão prestes a dar um passo significativo com a inauguração das novas instalações do Instituto Politécnico da Universidade Lueji A’Nkonde.
O evento, marcado para amanhã, dia 15 de Agosto, será presidido pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, reforçando o compromisso do Governo com o desenvolvimento académico do país.
A cerimónia de abertura – um marco para a região que evidencia esforços de colaboração entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) – vai contar com intervenções dos ministros Albano Vicente Lopes Ferreira e Diamantino Azevedo.
O programa da inauguração das instalações do novo Instituto compreende os cumprimentos de boas vindas do Governador da Província da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, apresentação da obra pelo empreiteiro, intervenção de circunstância dos ministros atrás mencionados, descerramento da placa, corte da fita inaugural, visita guiada às instalações do Instituto e conferência de imprensa.
A construção, financiada pela empresa pública de comercialização de diamantes SODIAM E.P., destaca a importância da sinergia entre os diferentes sectores para impulsionar projectos com impacto social.
As novas instalações do Instituto, que representam um investimento de mais de 44 milhões de dólares, possui uma área de intervenção de aproximadamente 94.426 m² e uma capacidade total para atender 5.418 estudantes em três turnos.
A infra-estrutura moderna inclui 57 salas de aula, capacidade instalada para 11 laboratórios especializados em áreas como anatomia, química, electromecânica, física, informática, laboratório virtual multidisciplinar e mineralogia, um auditório com 320 lugares, e uma biblioteca. Esses recursos visam proporcionar um ambiente de aprendizagem inovador e alinhado com as actuais necessidades do mercado.